domingo, 7 de dezembro de 2014

Calendário do Advento: 1º dia

Antes de falar como foi a primeira atividade, quero falar um pouco como está sendo para mim direcionar as atividades propostas. Primeiro, minha eterna admiração aos pais homeschoolers, porque, ó, não é mole, não! Você tem de ficar organizando o bagulho, dando suporte, materiais, apoio, para a atividade sair como planejada. Definitivamente eu percebi que não sirvo para ser homeschooler, é muita dedicação!
Hahaha... Agora imagino que você deve estar se perguntando: "Ué, mas ela não tem de dar toda essa atenção sendo unschooler?", sim, sim, claro que sim, eu respondo. Mas é diferente. Quando o interesse e a ideia da atividade parte da criança, é muito mais fácil para mim, no papel de mãe. Só fico ali, respondendo ao que me perguntam. Agora, quando eu crio a atividade e quero que dela saia "algo", preciso ficar num apoio maior, fazendo o treco junto, senão eles desistem, afinal, não partiu deles o interesse, saca?
E a primeira atividade foi prova viva disso, porque ela era meio, digamos, broxante para eles...

Além da atividade, também tem docinhos nas sacolinhas. Uma mistura que eu fiz com a tradição alemã, em que eles colocam um chocolatinho em cada um dos 24 dias. Só que eu não sei se os chocolatinhos já estão todos lá e as crianças se seguram para comer, porque com os meus tenho de pôr de véspera, senão eles querem comer todos os docinhos! hehehehe
Pose pra foto!
Além disso, não tínhamos um ritual para a abertura da sacolinha. Agora já temos: eles esperam todos acordar, eu faço um vídeo deles abrindo a sacolinha e lendo as atividades e depois fotografo as atividades. Assim fica um registro bem completinho para nós nos lembrarmos desse primeiro ano de calendário do advento e também para eu postar aqui e as vovós, titias, titios e etc. poderem acompanhar a alegria dos pequenos...
Os vídeos eu vou pôr depois, pois pretendo compilar todos num só, então por ora vocês ficam com as fotos! :)
A primeira atividade, como eu disse, era meio broxante. E eu não tinha muita experiência em direcionar tanto a atividade, então meio que fui fazendo e eles se empolgaram. Ele precisavam fazer 24 agradecimentos para esconder nas outras sacolinhas e ir pendurando na árvore (que ainda não tínhamos) dia a dia.
Eu escrevi a lista de agradecimentos pro Caio conforme ele ia me falando e ele "enfeitou" cada um deles com um desenho relacionado ao que estava escrito.
Até a Anna entrou na dança e fez a lista dela.
O Igor pensando no que escrever em seguida...
E assim foi a primeira atividade... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário