segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Coisas diferentes/interessantes

Eu sabia que ia encontrar aqui na Nova Zelândia alguns costumes diferentes, mesmo sendo uma nação ocidental, como o Brasil. Só que a gente espera o diferente meio sem esperar... Para as crianças tenho certeza de que está sendo ótimo perceber essas diferencinhas. Para mim e o Jorge também, claro! Vamos lá!
Em muitos restaurantes (uns 90%) os garçons e garçonetes (our wait, limos uma vez...) trazem água antes de trazerem os pedidos. E eles falam "uatâh". Nós tentamos imitar, mas eles sempre nos corrigem... ô dificuldade!

Os copos de água servidos antes de pedirmos até mesmo as bebidas.
As casas são de madeira, tipo drywall (sei lá se se escreve assim e agora estou com pregui de pesquisar...) e num estilo bem diferente das casas no Brasil. As janelas são grandes, são muitas, mas abrem só um pedacinho... Em geral as casas têm aquecimento e sistema de ventilação, senão mofam (Auckland é muito úmida, disseram). As torneiras todas têm misturador com água quente (encontrei, até hoje, apenas uma torneira com água fria, num banheiro público velhinho). Aí eu fiquei pensando que é uma mudança de paradigma. Meu irmão disse que dormiu uma noite num hotel de beira de estrada no sul do Brasil e passou o maior frio. Lá eles não deveriam ter aquecimento e tals? Deveriam, mas acho que a ideia do "Brasil tropical" impede um investimento nessa área... E aqui tem uma mentalidade mais inglesa e, por isso, é tudo preparado a la Londres. Tô viajando?
Como aqui faz friozinho, tem algumas áreas abertas com bancos, parecendo solarium, como este aqui, em Takapuna. As pessoas pegam um café ou um sorvete, se espreguiçam no banco e ficam lá, tomando sol...
Passamos por aqui antes de ir a uma praça com playground. Quando chamei o Caio para irmos ao parquinho, ele disse "ué, aqui já é o parquinho!". Para a criança, uma área aberta basta.
Tudo aqui na Nova Zelândia vira dinheiro. Impressionante! Se alguém tem uma fazenda com piscina termal, bota um preço e o país divulga como ponto turístico... :)
Aprendemos que os kiwis (os neozelandeses) gostam de beterraba! Se há algum lanche chamado "kiwi" alguma coisa ele tem beterraba. Ontem fomos ao Mc Donald's (eca, só de escrever o nome meu estômago embrulha... Acho que nunca comi tanta tranqueira em tão pouco tempo...) e tinha um lanche chamado "Kiwi Supreme". O Jorge, no meio de seu afã de experimentar o diferente, pediu. E tinha beterraba! rs... Só que como tudo o que esse restaurante faz, não era saboroso como outro lanche kiwi que o Caio pediu.
É costume andar descalço... Os kiwis podem estar de calça e blusa, mas os pesitos estão lá, peladinhos...
Também reparamos que as pessoas tendem a tirar os sapatos para entrar nas casas. Em muitas delas notamos uma sapateira do lado de fora da casa. Só que se você anda descalço na rua, vai fazer como para não levar a sujeira para dentro de casa?? Esse lance do sapato pode ser influência oriental também... Bom, quem sabe depois que eu conhecer mais o pessoal daqui eu possa afirmar alguma coisa com mais certeza, né?
E ontem eu fui comprar um muffin doce (eles têm muffin salgado também...) e a moça perguntou se eu gostaria de aquecê-lo (isso já tinha acontecido antes, mas não tinha reparado...) e de levar manteiga para passar no dito. Achei que ia ficar muito esquisito um muffin de amora com chocolate branco e manteiga e preferi não fazer esse teste... rs...
Acho que o café da manhã completo é o mais diferente do que temos no Brasil. Eles comem, por exemplo, feijão cozido e molho de tomate ou macarrão sobre a torrada. E o leite? Sempre gelado, mesmo que você queira tomar um café com leite (aí fica frio... eca!).
Outra diferença, mas que no Brasil varia de casa em casa (mas em geral, nos lugares públicos não varia muito), é quanto ao lugar onde jogar fora o papel higiênico. Eles jogam diretamente no vaso. Não tem lixinho com saco e tampa como estamos acostumados. Alguns banheiros tem lixinho exclusivo para fraldas e para absorventes, mas não para o papel. Esse costume é bem difícil de me adaptar (assim como o leite gelado e o feijão sobre a torrada! rs), porque sempre me lembro dos recadinhos "Favor não jogar papel higiênico no vaso!". Ai, ai...

Agora vamos às fotitas! Não é de ontem, pois ainda não conseguimos baixar as fotos...

O Jorge disse: "Faz pose, Anna!". E aí está... Uma senhora comentou que é costume dizer "tomboy" para meninas molecas como ela... :) hehehehe
Achei o Igor tão lindo contra o sol de fim de tarde que tive de registrar para a posteridade... :)
Agora sim, no parquinho! :)

Alguém vai dizer que o Caio não achou o desenho do Igor lindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário