sábado, 21 de setembro de 2013

Poucas coisas, máquina de lavar e socialização

A máquina de lavar da casa do meu pai está quebrada. Conclusão: estou lavando as roupas à mão.
O tempo está chuvoso desde que voltamos de São Paulo, onde fomos fazer visitas e resolver algumas pendências burocráticas para a viagem para Nova Zelândia. Conclusão: as roupas não secam.
Então aquela história de ter poucas roupas só daria certo com uma máquina de lavar funcionando e tempo bom, senão ficamos todos pelados… Opa! Então talvez a solução seja viver numa comunidade naturista! Aí nem de roupa precisaremos. Só umazinha para encontrar a "outra" sociedade. Vou pensar a respeito… rs

No texto anterior eu falei como o Igor e o Caio se enturmaram rapidamente com os meninos daqui da rua. E fiquei pensando sobre essa questão da socialização que todos questionam quando o assunto é desescolarização. Tem uma entrevista do Biel Baum que fala sobre isso. Vale a pena assistir. E lá (não vou poder reassistir agora, pois a internet aqui é pés-si-ma), se não me engano, eles (o Biel e a mãe dele) comentam sobre a falsa socialização que a escola proporciona. O Igor não se dá muito bem com pessoas da idade dele com determinado perfil. Já mais novos ou mais velhos, ele se dá tremendamente bem. Uma professora dele, certa vez, comentou que ele tinha uma "dificuldade" de socialização. E agora eu tenho certeza de que a dificuldade é com relação a essa convivência imposta. Provavelmente o Igor é do tipo que não se esforça para se dar bem, como o pai dele. Eu, pelo contrário, me esforço para ficar "de bem" com todo mundo. Hoje já não sei dizer se isso veio comigo ou se eu aprendi assim, mas o fato é que eu não quero obrigá-lo a ser o que ele não é ou a lidar com quem ele não queira.
Aí vão me perguntar: "mas quando ele for trabalhar, ele terá de saber conviver com quaisquer tipos de pessoas". E eu vou responder: isso é muito relativo. Eu me enturmei com aqueles com quem senti algum tipo de afinidade nos meus trabalhos. Os demais, era apenas simpática, o que o Igor é. Conclusão do dia a la He-man: a escola não serve mais nem para isso, porque ser simpático ou não, definitivamente não é algo que se aprende, se observa. :)

P.S.: Queria postar muito mais, mas sem internet (praticamente) fica inviável... Espero que na Nova Zelândia tenha mais sinal que aqui na praia... 

Um comentário:

  1. Sem roupa, sem máquina de lavar, sem internet, sem telefone (talvez?), sem escola, sem trabalho... Já estão cumprindo vários requisitos para entrar para uma comunidade naturista mesmo!! hahah

    ResponderExcluir